quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PORQUE NÃO PARTICIPO DO MC DIA FELIZ

Há 25 anos o "McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes com câncer", assim diz o slogan da campanha do Mc Donald's.  Para mim, a pior hipocrisia que uma empresa pode anunciar. Ajudar crianças com câncer, sendo uma das empresas responsáveis pela obesidade e probabilidade de causar câncer com o próprio alimento de sua campanha, o Big Mac.

Conhecida pela impureza e má conservação de suas carnes processadas, como matadora serial  e com sofrimento de milhares de animais, por desmatamento e poluição do ar (tudo para alimentar gado que vai virar hambúrger), além de exploração de mão obra de milhares de adolescentes pelo mundo inteiro, tal empresa não merece nenhum crédito, muito menos de querer ajudar crianças com câncer.

O McDonald's posa de bonzinho ao destinar a renda (sem os impostos!) de todo Big Mac vendido.  Mas, apenas a venda do sanduiche.  Refrigerantes, sorvetes e outros sanduiches não entram na campanha, portanto, todo o restante da fortuna que arrecada nesse "dia feliz" vai para o bolso da empresa.  

Há alguns anos atrás fui voluntária da Casa Ronald McDonald, com sede no Maracanã. O objetivo da casa é “Apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes portadores de câncer, doenças crônicas correlatas e suas demandas recorrentes”.  Durante alguns meses vi dezenas de crianças passarem por lá, com os mais diversos tipos de câncer.  Conheci a campanha e passei a fazer a propaganda e vender tiquetes do sanduíche.  Era dia da família toda ir ao McDonald's. 

Após conhecer melhor a política da empresa e o impacto que tem na natureza, na saúde de quem come seus sanduíches e no tratamento que dá aos seus empregados, nunca mais comi nada de lá (e de nenhuma outra empresa do gênero) e nem fiz mais campanha.  Para mim, não passava de um engodo, para atrair mais clientes, principalmente crianças.

Quer ajudar de fato a Casa Ronald ou qualquer outro instituto que trata de crianças com câncer?  Vá até lá, faça a doação direto para eles.  Ofereça-se como voluntário, eles precisam demais. Doe roupas, doe brinquedos, doe vida, doe alegria.  E, não mais dinheiro ao McDonald's.






Copiei a imagem do blog abaixo por achar interessante
http://blog-panta-rhei.blogspot.com.br/2011/08/mc-dia-feliz-ou-infeliz.html