quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COMER, ANDAR, GASTAR EM BUENOS AIRES!

Conhecer Buenos Aires não estava nos meus planos, pelo menos, não tão cedo. Mas quando minha nova amiga Marcia (trabalhamos no mesmo departamento, mas mal nos conhecíamos) me chamou pra passar a virada do ano em Buenos Aires, aceitei de cara. Divertidíssima, achei que seria uma ótima companhia! Não errei! Nos divertimos muito!

Bom, eu nao estava exatamente prevenida, financeiramente, para essa viagem, por isso, já iria com pouco "pesos" para gastar. Além disso, iríamos para um albuergue (Hostel Suites Florida) e sabe-se lá comer onde e o que. Uma coisa era certa, eu tinha que comer a carne argentina (lomo, chorizo), o dulce de leche e, claro, muito alfajor (eu nem gosto muito).

E aí partimos com essa missão. Falando portunhol, como todo bom brasileiro, aprendemos rápido perguntar: ¿cuánto cuesta? ¿Puedo pagar la tarjeta? (quanto custa e posso pagar com cartão?). Com essa duas frases é possível se virar muito bem por lá! Além disso, tem muito, mas muito brasileiro. Voce esbarra mais em brasileiro do que em argentino.
Tivemos dias belíssimos lá, muito sol, muito calor! Por isso, andávamos quase o dia inteiro, chegávamos no hostel acabadas, enchendo nossos pés de spray relaxante, pra poder continuar no dia seguinte! logo no primeiro dia fomos assistir a um show de tango no famoso Café Tortoni. Mais barato, nem por isso menos bonito. Foi muito bom!

No dia seguinte fomos conhecer o Tigre, passear pelo Delta do Parana, de trem e de barco. Muitas belas paisagens! Passeamos pela famosa Plaza de Maio, e saber de toda história que já passou por lá, faz do lugar um lugar especial! Fomos ao Ricoleta, onde está o túmulo de Evita e, claro, fomos no bairro La Boca, onde fica o Caminito, com suas casas todas coloridas!
Gastamos um bom tempo por lá. Comemos, compramos e andamos bastante. Além de andar muito, experimentamos a tão famosa carne, e comemos muitas batatas.
Carne e batatas é o que não faltam naquela terra.
Mas quem pensa que tudo lá é muuuito barato, se engana muito. Comer está muito caro em Buenos Aires. Gastamos muitos pesos em comida! Mas valeu a pena!! Muito bom! A vantagem é que gastamos as calorias todas andando!

E o nosso reveillon? Divertido! Fomos para o Puerto Madero assistir aos fogos (não era nenhuma Copacabana, mas era o que tínhamos). E, é claro, só tinha brasileiro por lá, portanto, quando deu meia noite, estávamos em família. Não tivemos muita sorte com nossa ceia, esquecemos deste detalhe. E aí, tudo já estava lotado ou fechado. Acabamos no quarto comendo sanduba que conseguimos comprar num único 25h que abriu logo depois da virada!

Quantas às compras? Não dá pra voltar de mala vazia, né? Eu comprei algumas lembrancinhas. Artesanatos, casacos (leves), shampoos (muito baratos) e muitos doces de leite e afajores! Foi muito bom conhecer Buenos Aires, adorei!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SÃO LUIZ DO PARAITINGA!!

Calma, eu sei que possam estar estranhando, afinal acabei de voltar de Buenos Aires. Minha aventura por lá serão postadas brevemente! Mas hoje quero postar sobre uma bela cidadezinha do interior de São Paulo, que eu e William tivemos a sorte de conhecer antes da grande tragédia que se abateu na cidade no ano passado, depois do grande temporal e do transbordamento do rio paraitinga, que ocorreu por lá.

O tempo passa rápido e hoje no noticiário São Luiz do Paraitinga foi notícia porque um ano depois tenta se recuperar, restaurando sua beleza arquitetônica, assim, como seu patrimônio histórico e cultural representados por suas igrejas, imagens e casarios dos
séculos XVIII e XIX.

A cidade era linda, e creio que em breve voltará a ser, pelo belo esforço da população local. Tranquila, cheia de casinhas lindas, um coreto belíssimo e uma bela igreja matriz!!


Sem contar a natureza! É possível se aventurar com trilhas, cavalgadas, rafting e pedaladas!! Não dá pra ficar parado. Até dá se voce preferir descansar, só aproveitar a tranquilidade de uma cidade do interior! E ainda tem a festa do Saci. O nosso personagem folclórico é lembrado anualmente em uma grande festa folclórica!!


É por essas e outras, que torço muito para que São Luiz do Paraitinga se recupere!! Força!!